Neste artigo, vou partilhar 5 dicas para consumir mais frutas. Inserir mais frutas na alimentação é uma escolha inteligente e saudável que pode trazer muitos benefícios para o seu corpo.
As frutas são fontes naturais de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que ajudam a manter o corpo em equilíbrio e prevenir doenças.
Além disso, as frutas são deliciosas e podem ser consumidas de diversas maneiras, como in natura, em sumos, saladas, sobremesas, pudins de chia, bowls, etc.
Aqui estão cinco dicas que podem ajudar a incluir mais frutas na sua alimentação:
1- Tenha frutas sempre disponíveis:
Mantenha uma variedade de frutas frescas em casa e à vista para lembrá-la de incluí-las em sua dieta. Lave e corte frutas para facilitar o acesso, ou escolha frutas que podem ser comidas inteiras, como maçãs, bananas e peras.
2- Adicione frutas nas suas receitas:
Acrescentar frutas nas suas receitas favoritas é uma ótima maneira de consumi-las. Adicione frutas picadas nas papas de aveia, pudins de chia ou iogurte, ou adicione morangos ou uvas nas suas saladas.
3- Faça smoothies/batidos com frutas:
Os smoothies ou batidos são uma maneira fácil e deliciosa de incluir mais frutas na sua alimentação. Misture frutas frescas e/ou congeladas com iogurte ou leite e adicione um adoçante natural ou canela para adoçar, se necessário. Triture e está pronto!
4- Experimente frutas diferentes:
Não fique preso nas mesmas frutas todos os dias. Experimente novas variedades, como kiwi, manga, abacate ou lichia, para variar o seu paladar.
5- Troque lanches pouco saudáveis por frutas:
Substitua lanches pouco saudáveis, como bolos ou salgadinhos, por frutas frescas. Pode levar uma fruta inteira ou cortada em pedaços para comer como lanche durante o dia. Junte um punhado de frutos secos ao seu lanche e ficará saciado por mais tempo.
Informação extra: A DGS (Direção Geral de Saúde) indica o consumo diário de frutas em 3 a 5 porções. A quantidade depende na idade, atividade física, sexo, doenças entre outras. Caso tenhas dúvidas consulte um médico ou nutricionista.
Estas 5 dicas foram úteis para si? Comente aqui!