3 de Março, 2021
Por: Mercadinho da HortaSem comentários

Comer bem é saber escolher melhor

Comer bem e de maneira equilibrada pode ser o investimento certo para uma saúde de ferro e sem preocupações ao longo da vida.

Desde cedo nos ensinaram que os alimentos estão divididos por grupos e cada grupo tem a sua importância. Recentemente a roda dos alimentos sofreu alteração , passando a ter 7 divisões e indicando em percentagem o peso que cada grupo deverá ter na alimentação diária:

  • Cereais, seus derivados e tubérculos – 28%
  • Hortícolas – 23%
  • Fruta – 20%
  • Lacticínio – 18%
  • Carnes, pescado e ovos – 5%
  • Leguminosas – 4%
  • Gorduras e óleos – 2%

A água, que não possuindo um grupo próprio, está representada no centro, pois está presente em quase todos os alimentos e é fundamental à vida.

A Fruta, hortícolas e tubérculos aparecem como os 3 primeiros grupos de grande importância na nossa alimentação. É de salientar que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o baixo consumo de frutos, hortaliças e legumes está entre os 10 fatores de risco para o aparecimento de doenças e morte prematura. Estima-se que o baixo consumo de hortofrutícolas seja responsável por cerca de 19% dos cancros gastrointestinais, 31% da doença cardiovascular isquémica e por 11% dos enfartes do miocárdio. Além disso, os dados indicam que mais de 2,7 milhões de vidas podiam ser salvas todos os anos se cada pessoa consumisse quantidades adequadas de fruta e vegetais.

Assim a melhor maneira de comer fruta é fresca e da época uma vez que apresenta a maior concentração de nutrientes, além de ser a mais saborosa e aromática. A fruta deve ser sempre bem lavada e consumida imediatamente após a sua preparação de forma a evitar a oxidação e perda de vitaminas.

Por sua vez, os legumes são versáteis e podem ser consumidos de diferentes formas, mas recorde-se: quando os cozemos algumas das vitaminas são perdidas para água. O truque está em cozer os legumes ao vapor. Pode ainda optar por estufar, guisar, assar ou grelhar os legumes. Quando optar pelos salteados e refogados, privilegie o azeite como gordura de eleição, e consuma-os com moderação, devido à adição de gordura. Não esquecendo que a sopa de legumes é indicada para todos e é uma forma privilegiada de consumir hortaliças e legumes.

Os tubérculos podem ser servidos em substituição do arroz e das massas, como é o caso da batata, batata-doce, mandioca, inhame e combinam perfeitamente como acompanhamento de qualquer tipo de refeição, em pedaços (aos quartos, às rodelas por exemplo), ou na forma de purés, tortas e/ou sopas.

É por tudo isto que nós vendemos saúde e queremos levar até si o melhor que temos.

hello world!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © Mercadinho da Horta 2021. Todos os direitos reservados.
Powered by 
PConsite.
Webdesign by 
Amarca.
hello world!
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram