25 de Junho, 2021
Por: Mercadinho da HortaSem comentários

Que o teu superalimento seja o teu medicamento

O conceito de superalimento ou "farmalimento" remete para produtos que, para além de serem ricos nutricionalmente, melhoram a saúde e reduzem o risco de contrair doenças.

A ideia nasceu no sec IV a. C. com o principio de Hipócrates: " Que o teu alimento seja o teu medicamento e o teu medicamento o teu alimento". No entanto, o termo superalimento foi criado pelo médico norte-americano Steven G. Pratt, que em 2004 publicou um livro intitulado Superfoods.

Os superalimentos continuam a ser alvo de ceticismo, sendo praticamente impossível entidades públicas ou privadas financiarem uma investigação de vários anos sobre alimentos como o alho, toranja ou banana, produtos estes que não podem ser patenteados.

Grupos de alimentos que não podem faltar na sua alimentação:

-LEGUMINOSAS - fazem bem ao coração, equilibram os níveis de açúcar no sangue, dão energia e previnem o cancro.

- FRUTOS VERMELHOS - há quem lhes chame "frutos da juventude" ou "frutos da memória". Quantos mais escuros forem, melhor.

- BRÓCOLOS E OUTRAS CRUCÍFERAS - a Universidade de Johns Hopkins anunciou que um ingrediente existente nos brócolos não só evitou o desenvolvimento de tumores em 60% do grupo estudado. Estimulam o sistema imunitário , protegem o coração e os ossos.

- AVEIA E OUTROS CEREAIS - para além da aveia, inclui gérmen de trigo, arroz integral, trigo, amaranto, centeio, cuscuz e linhaça. A aveia contem um tipo de fibra que é mágica contra o colesterol. Ricos em fibras e proteínas.

- LARANJA E OUTROS CITRINOS - possuem efeitos anti-inflamatórios, antivirais e antialérgicos.

- ABÓBORA E OUTROS CAROTENOIDES - a combinação de carotenoides que possui é um dos melhores antioxidantes e diminui o risco de vários tipos de cancro.

- ESPINAFRES - referir os seus benefícios ocuparia muito espaço.

- TOMATE - contem o licopeno que pussuem uma enorme quantidade de propriedades biológicas únicas que não só ajudam a mitigar o cancro , como também são importantes antioxidantes da pele.

- FRUTOS SECOS - comê-los moderadamente reduz o risco de sofrer um enfarte, diminui também os níveis de colesterol, diabetes e cancro .

Nomeamos alguns grupos mas existem muitos mais alimentos. O importante é fazermos uma alimentação equilibrada e variada.

hello world!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © Mercadinho da Horta 2021. Todos os direitos reservados.
Powered by 
PConsite.
Webdesign by 
Amarca.
hello world!
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram