Esta Mousse de dióspiros é deliciosa e com uma textura muito leve. É bastante rápida de preparar e leva poucos ingredientes.
Primeiramente, é de realçar a importância de privilegiarmos os alimentos sazonais na nossa alimentação. Não só são mais saudáveis, porque têm menos agrotóxicos, como são mais doces, saborosos e nutritivas, pois foram colhidos no tempo certo da sua maturação. Não esquecendo ainda que, sendo produtos de época, o seu preço é mais reduzido, pois a viagem desde a produção até à nossa casa é muito menor do que um produto importado. Assim, não se esqueça, use sempre as frutas e os hortícolas da época. Ganha a nossa saúde, a nossa carteira agradece e ainda contribuímos para a economia nacional.
Os dióspiros
O dióspiro é uma das frutas do outono. Além do sabor quente e doce até a sua cor alaranjada nos remete para esta estação de cores douradas. Este é um fruto riquíssimo para a nossa saúde. É muito rico em fibras, ótimas para a saciedade e também para a regulação intestinal. Além das fibras, é também bastante rico em antioxidantes, em potássio, cálcio, fósforo, vitamina A e muito mais. Como pode ver, não só come uma fruta deliciosa e gulosa como também está a nutrir o seu corpo de forma saudável.
Os Dióspiros são de facto uma fruta deliciosa e podemos encontrá-los em duas variedades: os mais moles e uns mais duros. Por um lado, os dióspiros moles ou de "abrir" têm uma cor mais laranja-avermelhada e normalmente são comidos com uma colher. Por outro lado, os dióspiros duros ou de "roer" têm uma cor alaranjada e tal como o nome indica, são mais duros, podem e devem ser descascados e cortados em fatias. Ainda assim, seja qual for o seu preferido, pode comer com a certeza de que está a ingerir um fruto cheio de nutrientes.
Outros legumes e frutas do outono:
Estes são alguns das frutas e legumes desta estação. De facto, facilmente pode criar várias receitas deliciosas, cheias de sabor e muito nutritivas. Desde as sopas, aos legumes no forno, não esquecendo as compotas de frutas, um bolo de maçã, ou uma galette de marmelo. O que não faltam são mesmo opções.
A Mousse de dióspiros
Usualmente as receitas de mousses, incluindo a de dióspiros, têm nos seus ingredientes o leite condensado. Contudo, esta mousse de dióspiros resulta muito melhor sem o leite condensado. O sabor do dióspiro fica muito mais enaltecido e mais presente, além de que não estamos a adicionar uma bomba de açúcar. Assim, temos uma sobremesa deliciosa, docinha e muito mais saudável.
Nesta receita, recomendo o uso dos dióspiros duros, pois o resultado final é bastante melhor. Esta é sem dúvida uma receita muito fácil de preparar e com poucos ingredientes.
O que vou precisar para fazer esta mousse deliciosa
Como preparar esta mousse de dióspiros
Quer mais fácil do que isto?! Acredito que não, pois é sem dúvida bastante simples e o resultado vai ser maravilhoso e do agrado de todos 🙂
Agora, confirme abaixo a quantidade exacta bem como o passo a passo.
Receita da mousse de dióspiros
Preparação: 15 minutos
Cozer: 3 minutos
Refrigeração: 5 horas ou de 1 dia para o outro
Doses: 4 a 5 taças
Ingredientes:
100 ml de leite vegetal (uso de aveia)
1 colher de chá de ágar-ágar (1 colher de 2.5 ml)
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
250 ml de natas veganas para bater (1 pacote)
3 dióspiros dos duros descascados e aos pedaços
Para a decoração:
1 dióspiro dos duros
Instruções:
Em primeiro lugar, comece por colocar num tacho pequeno o leite vegetal, o ágar-ágar e o açúcar. Depois envolva bem e leve a ferver em lume médio mexendo sempre. Deverá ferver por cerca de 2 minutos.
De seguida, no liquidificador, deite as natas veganas e os dióspiros. Ligue o liquidificador e deixe triturar por alguns segundos.
Assim que a mistura esteja mais homogénea, junte a mistura do leite, ágar e açúcar enquanto o liquidificador estiver a trabalhar e deixe até envolver ambas as misturas.
Quando estiver um creme liso e sem grumos, distribua a mousse por taças. Leve ao frigorifico por um mínimo de 5 horas ou de um dia para o outro.
Na hora de servir, faça a decoração:
Comece por descascar o dióspiro, corte-o em fatias. De seguida, com um cortador de bolacha em forma de estrela corte-a no centro, obterá uma estrela dióspiro. Com o que sobra, corte pedaços pequenos. Coloque uma estrela e pedacinhos de dióspiro em cima.