4 de Abril, 2023
Por: GonçalvesSem comentários

Os morangos são frutas? A resposta é NÃO!

Muitas pessoas têm dúvidas se os morangos são frutas, mas na verdade, não são considerados uma fruta. O que são considerados as "frutas" do morango são suas pequenas “sementes” exteriores. A parte vermelha, suculenta e saborosa é classificada como uma infrutescência. A distinção ocorre porque a designação de "fruto" é reservada apenas para o resultado do desenvolvimento dos ovários das flores após a fecundação. No caso do morango, o que comemos é o resultado do desenvolvimento de outras partes da flor.

Todavia, para simplificar, vamos chamá-los de frutos que não tem problema algum. 😉

Os morangos são um dos frutos mais apreciados em Portugal, e não é difícil perceber porquê. Com o seu sabor doce e aroma fresco, os morangos são uma delícia que pode ser apreciada de várias formas.

Em primeiro lugar, é importante destacar que os morangos são uma fruta sazonal da primavera e verão. Todavia já se encontram em todo ano, devido à sua produção em estufa.

São conhecidos por serem um fruto bastante versátil, podendo ser consumidos:

  • Ao natural
  • Sobremesas – tartes, mousses, pudins,
  • Bolos (junto à massa, coberturas e recheios)
  • Doces e compotas
  • Saladas
  • Gelados
  • Pudins de chia
  • Iogurtes
  • Batidos
batido de borango
bolo com morango

Além disso, os morangos possuem várias propriedades nutricionais para o nosso organismo. São ricos em vitamina C, potássio, cálcio e ferro, e têm poucas calorias -  tendo 36kcal por porção, considerando que uma porção equivale a 120g de morangos. O seu consumo regular pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e prevenir várias doenças.

Ao comprar morangos, é importante escolher aqueles que são bem vermelhos, firmes e sem manchas. Após a compra, devem ser armazenados no frigorífico e consumidos o mais rapidamente possível, pois são bastante perecíveis.

Conservação:

Se for comê-los dentro de poucas horas: armazene os morangos à temperatura ambiente.

Se for comê-los dentro de dias: forre um recipiente com papel de cozinha para absorver o excesso da humidade. Não os coloque amontoados, mas de forma que eles se encaixem confortavelmente.

Uma dica importante:

Para preservar o sabor e o aroma dos morangos, evite lavá-los com antecedência. A humidade pode aumentar a atividade microbiológica e acelerar a deterioração. Para manter a qualidade do fruto por mais tempo, mantenha o cálice dos morangos e lave-os somente no momento em que for consumi-los.

Em resumo, os morangos são uma fruta muito apreciada em Portugal, com um sabor doce e aroma fresco. São versáteis e nutritivos, podendo ser consumidos de várias formas e trazendo benefícios para a saúde.

morangos das nossas lojas

Por isso, não deixe de consumir esta delícia da natureza, venha até às nossas lojas Mercadinho da Horta onde encontrará morangos frescos e deliciosos.

Até já!

hello world!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © Mercadinho da Horta 2024. Todos os direitos reservados.
Powered by 
PConsite.
Webdesign by 
Amarca.
hello world!
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram