Esta é a tarte de chocolate e framboesas que não pode faltar na mesa de consoada. É mesmo uma delícia e o sabor contrastante das framboesas com o chocolate torna-a ainda mais perfeita.
Antes de mais, as sobremesas de chocolate são sem dúvida, sempre um sucesso. Desde os bolos ou muffins, sobremesas ou tartes, gelados ou bebidas quentes por exemplo, são sempre os preferidos. Então, não poderíamos deixar esta época natalícia sem uma deliciosa tarte de chocolate na mesa. Esta é uma receita que sem dúvida vai fazer sucesso. Não só porque é muito simples de preparar como é cheia de sabor e com uma textura divinal.
É uma tarte de chocolate vegana deliciosa. Começando pela crocância da massa quebrada. Depois o recheio realçado com o creme de chocolate que é bastante sedoso e cheio de sabor. No meio destas duas camadas, vamos encontrar as framboesas frescas, suculentas e ligeiramente ácidas. Sem dúvida de que não haverá combinação mais deliciosa na sua mesa de Natal.
Certamente que serão poucas as pessoas que não gostam, ou não apreciam chocolate. Na verdade, o que acabamos por consumir, é uma mistura do cacau, com açúcar, leite e outros ingredientes. Esta é a versão mais consumida e também a mais apreciada. Porque na realidade, o sabor do cacau puro é muito amargo. Controverso não é? Como é que algo que é tão amargo é tão apreciado. Mas o cacau transformado juntamente com outros ingredientes, é dos alimentos mais desejados de todos.
O cacau é um alimento cheio de benefícios para a saúde. Vamos ver alguns?
Sabia que o cacau tem todos estes benefícios? É verdade!
É um super aliado na nossa saúde. No entanto não convém confundir cacau com chocolates, já transformados.
Ainda assim, parece-me que tem aqui imensos pontos a favor para fazer esta tarte maravilhosa. Quer para a mesa da consoada ou mesmo para qualquer outro dia festivo. Vai ser um sucesso garantido.
Outras sobremesas que vai gostar de ter na sua mesa de consoada:
Preparação: 30 minutos
Forno: 13 minutos
Refrigeração: mínimo 4 horas
Doses: 10 fatias
1- Pré-aqueça o forno nos 200ºC.
2-Coloque a massa quebrada numa tarteira (fiz com uma de 28 cm) de fundo amovível e apare as bordas com as mãos ou passando o rolo por cima do rebordo.
3-Pique o fundo com um garfo. Coloque uma folha de papel vegetal no interior e deite feijão seco em cima, vai ajudar a que a massa não forme bolhas, ficando lisa.
4-Leve ao forno pré-aquecido conforme as instruções da embalagem ou até estar dourada. Eu deixei 10 minutos, depois retirei os feijões e o papel vegetal e deixei mais 3 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
5 – Bata as natas numa batedeira elétrica a grande velocidade até ficarem firmes. Se tiver dificuldade que fiquem firmes, junte 4 a 5 gotas de limão.
6 – Num tacho médio junte o leite, o amido de milho dissolvido num pouco de leite, o açúcar e o ágar-ágar. Leve ao fogão em temperatura média e vá mexendo até que ferva por cerca de 1 minuto. Retire do lume, acrescente o extrato de baunilha e envolva.
7 – Junte o chocolate picado, mexa para ajudar a derreter e envolva bem. Acrescente as natas batidas e mexa levemente com uma vara de arames até ficar homogéneo.
8-Distribua as framboesas pela base como na imagem e deite a mistura por cima.
9- Leve ao frigorífico por um mínimo de 4 horas ou até solidificar.
10- Antes de servir, faça a decoração: Polvilhe com a raspa de chocolate, coloque as folhas de hortelã e as framboesas em meia lua ou como preferir.
Está pronta! Delicie-se com quem mais gosta!